
Começo o poste perguntando, qual o filho nunca discutiu com a mãe em toda a sua vida? Pois é, mães e filhos brigarem é até comum demais na nossa cultura, mas até quando estas brigas são ‘saudáveis’ e comuns em um relacionamento mãe e filho?
O quote que apresentarei foi retirado do episódio 3x14 de Grey’s anatomy, em que Meredith Grey tem mais uma discussão com a sua autoritária mãe Ellis Grey, que, neste momento, está passando por problemas de saúde sendo diagnosticada com um quadro de Alzheimer.
_______________
Ellis: O que aconteceu com você?
Meredith: Como assim?
Ellis: Você está feliz, está feliz agora? A Meredith que eu conhecia era uma força da natureza, entusiasmada, focada, uma lutadora, você se tornou delicada, a sombra de um namorado, e esperando por uma inspiração! Você está esperando uma inspiração? Você está brincando comigo? Eu tenho uma doença incurável eu acho que já é inspiração suficiente.
Meredith: Mãe!
Ellis: Me escute Meredith! Qualquer um pode se apaixonar, e ser cegamente feliz, mas não é todo mundo que pode segurar um bisturi e salvar vidas. Eu te criei para ser um ser extraordinário, então imagine meu desapontamento, quando eu acordo depois de 5 anos e descubro que você não é nada mais que normal. O que aconteceu com você?
Meredith: Você acha que eu gosto de tomar decisões por você? Você acha que é legal receber ligações da casa de repouso perguntando se pode mudar sua medicação? Para perguntar o que dar de natal a enfermeira que troca você toda manhã? Mas eu faço, porque você afastou todos da sua vida, e eu sou a única... Então eu tenho que agüentar e fazer. Você quer saber por que eu sou tão desconcentrada, tão comum? Você quer saber o que aconteceu comigo? VOCÊ! Você aconteceu para mim!
Ellis: Então deixe me recusar a cirurgia no coração!
Meredith: Não!
Ellis: Porque não?
Meredith: Porque matar minha mãe não é outra coisa que vai acontecer para mim! (Meredith e Ellis Grey 3x14)
________________
Nessa discussão entre as personagens Meredith (filha) e Ellis (mãe) percebemos que ambas sentem-se desamparadas e frustradas com o rumo inesperado que a relação delas tomou. Ellis em determinado momento do diálogo se questiona para onde foi a filha que ela tinha criado, tudo isso decorrente de projeções que certamente Ellis tinha colocado em Meredith desde antes dela nascer, visto que isso é comum às mães, na maioria das vezes as mães já sabem o nome dos seus filhos desde os 9 anos de idade, já sabem o que ele vai estudar, onde vai está quando estiver com tal idade, tudo isso são frutos de projeções, mas quando o filho nasce a única certeza que temos é ele está ali e está vivo, e é ai que a coisa fica complexa, quando lhes tiram todas as ‘certezas’ e colocam em seu lugar dúvidas. Pois isso, muitos relacionamentos entre mães e filhas são conturbados, porque acaba uma não entendendo a outra, não entendendo que cada um tem seus ideais de felicidades e que nunca, nenhuma vai abrir mão dos seus. Quanto a Meredith, sente-se pressionada por ter que trocar de papel com sua mãe, devido a doença, e passar ao lugar de ‘cuidadora’ ao invés de ‘objeto-do-cuidar’. Sem falar que Ellis Grey nunca foi uma mãe tão presente, para ela, quanto a que Meredith estava sendo ‘obrigada’ a se tornar!
Abaixo estão os vídeos com as duas cenas, uma que Ellis fala revoltada e a outra que Meredith dasabafa e perde a cabeça com a mãe.